Planejamento integrado

Esse documento representou a consolidação dos instrumentos do sistema de planejamento integrado da Universidade Federal do Ceará, referente ao período 1980-1984. A ideia da definição de um sistema de planejamento integrado se fortaleceu na Administração do Reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto e se fundamentou na tentativa de assegurar a participação efetiva da comunidade universitária ante o compromisso assumido pela UFC junto à sociedade sob o lema “UNIVERSAL PELO REGIONAL”.
A partir da Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Ministério da Educação introduziu como parte integrante do processo avaliativo das Instituições de Ensino Superior (IES) a prática do planejamento, por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), visando à melhoria da educação superior brasileira. O Plano de Desenvolvimento Institucional é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da Instituição de Ensino Superior, no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou pretende desenvolver.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

A UFC vem desenvolvendo o PDI desde o quinquênio 2007-2011, estando atualmente em sua quarta edição. Vale ressaltar a participação da comunidade acadêmica na construção do Plano, especialmente no quinquênio 2018-2022, no qual a PROPLAD organizou seminários para a definição dos objetivos e das ações estratégicos de cada eixo e disponibilizou vários canais de comunicação para o envio de sugestões, entre eles o email institucional ufc2022@ufc.br. Os seminários foram, ainda, precedidos de um programa na Rádio Universitária (FM 107.9), com o objetivo de abrir a discussão com a comunidade e reforçar o convite e importância da participação na construção do PDI.

Os documentos do PDI, desde 2007, estão disponíveis no Portal da UFC.